Mapas Mentais, por que são tão eficazes?

O que são mapas mentais?


Mapas Mentais são ferramentas visuais usadas para mostrar as diferentes habilidades cognitivas que os alunos normalmente empregam quando abordam um tópico. Essas habilidades incluem:

  • Definindo no contexto
  • Descrevendo qualidades
  • Comparando e contrastando
  • Categorizando
  • Parte inteira
  • Sequenciamento
  • Causa efeito
  • Percebendo analogias

Mapas mentais não são usados para simplesmente organizar informações. Eles são uma nova linguagem que representa visualmente a maneira como pensamos.

 

Existem oito tipos de mapas mentais


1. Mapa do Círculo: Usado para definir no contexto.

Este mapa é composto por dois círculos: um pequeno círculo central dentro de um maior. O professor pede ao aluno para escrever uma ideia-chave ou tópico no círculo central. Em seguida pede para ele listar tudo o que sabe sobre essa ideia ou tópico no círculo maior.

Ex.: O círculo central pode simplesmente declarar a palavra “verbo”; Fora deste círculo, os alunos podem querer listar uma série de verbos que conhecem ou descobrem durante a sessão de tutoria.

 

2. Mapa de Bolhas: Usado para descrever qualidades.

Este mapa compreende um círculo central contendo uma ideia-chave com vários ramos que emanam dela, que levam a uma série de retângulos ou círculos, contendo palavras que descrevem a ideia-chave.

Ex.: O círculo central pode conter as palavras “qualidades de um bom professor”. As formas que se ramificam desse círculo podem conter as palavras “interessante”, “divertido”, “afetuoso”, “desafiador” etc.

 

3. Mapa Bolha Dupla: Usado para comparar e contrastar.

Este mapa se parece exatamente com o que seu nome sugere: ele compreende dois círculos principais que são unidos no centro por mais círculos indicando semelhanças entre eles. Nos lados externos de cada círculo principal, uma série de ramos e círculos adicionais emana, mostrando aspectos que eles não têm em comum.

Ex.: Os tutores podem usar este tipo de mapa para ajudar os alunos a comparar e contrastar dois romances famosos ou dois atletas que eles admiram.

 

4. Mapa da Árvore: Usado para classificar e categorizar.

Este mapa é semelhante em aparência a uma árvore genealógica; contém um assunto principal dividido em ideias principais e depois em detalhes. É uma maneira de organizar a informação.

Ex.: Um professor que ensina ao aluno sobre alimentos não saudáveis pode dividir este assunto nos seguintes títulos principais: alimentos processados, alimentos salgados, alimentos açucarados. Abaixo desses títulos, eles poderiam pedir ao aluno para incluir exemplos de cada um.

 

5. Mapa de cinta: Usado para relacionar a parte ao todo.

Esse tipo de mapa é semelhante a um mapa de árvore, exceto que o foco não é apenas classificar as partes do mapa (por exemplo, onde ideias principais e secundárias vão), se não mostrando as diferentes partes que compõem o todo. É particularmente útil em matemática.

Ex.: Pode ser usado para mostrar que 3 + 2 = 5 (5 sendo o total) ou dividir um estado em cidades, subúrbios, etc.

 

6. Mapa de Fluxo: Usado para sequenciamento.

Esse tipo de mapa são usados para descrever uma sequência de eventos.

Ex.: Pode ser usado para representar os diferentes eventos que compõem uma história, para resolver um problema matemático ou para mostrar o ciclo de vida de uma borboleta.

 

7. Mapa Multi-Fluxo: Usado para mostrando causa e efeito.

Em um mapa multi-fluxo, um nó central (quadrado ou círculo com uma situação chave / evento dentro) é conectado a um número de caixas à esquerda (que revelam o que causou a situação / evento) e um número de caixas à direita (que mostram os efeitos da situação / evento).

Ex.: Pode ser usado para revelar as causas e efeitos de um tsunami ou as causas e efeitos da adoção de uma postura anti-bullying na escola.

 

8. Mapa da Ponte: Usado para ver analogias e metáforas.

Este mapa é usado para revelar o fator relacionado em uma analogia. Pode ser usado em uma variedade de assuntos, incluindo matemática e Inglês.

Ex.: Pode ser usado para ensinar sinônimos: ‘kind’ é sinônimo de ‘nice’, pois ‘furious’ é sinônimo de ‘enraged’.


Agora que você já sabe usar adequadamente os diferentes tipos de mapas mentais, utilize essa incrível ferramenta em seus estudos e obtenha os benefícios que ela proporciona.

Se você quiser receber um professor especializado em sua para para tirar todas as suas dúvidas, entre em contato com a Doutor Sabe Tudo pelo Whatsapp (81) 99790.7729 e agende sua aula.

 

Se você gostou deste artigo, por favor, compartilhe com seus amigos.

Precisando melhorar as notas do seu filho na escola?

Doutor Sabe Tudo – O melhor reforço escolar em domicílio!

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial